SEGUIDORES DO LINK ESPIRITUALIDADE

BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

terça-feira, 20 de abril de 2010

AOS ESPÍRITAS BASTA O ESPIRITISMO


JORNAL MUNDO ESPÍRITA - JULHO DE 1999
Apometria e Projeciologia não são Práticas Espíritas
"O Espiritismo não é apenas uma bela Doutrina, é a própria mensagem de Jesus, em caráter de atualidade, visitando as nossas almas.
"A Doutrina Espírita é a revelação da verdade, mas o Movimento Espírita é aquilo que dele fizerem os espíritas. Convém não confundir Doutrina com Movimento. A Doutrina está exarada na Codificação e nas obras que lhe são subsidiárias, e o Movimento é a incorporação da Doutrina ao modus operandi daqueles que se encantaram pela mensagem kardequiana."1
A Doutrina está alicerçada nos cinco postulados: a existência de Deus, a existência e imortalidade da alma, a pluralidade das existências, a pluralidade dos mundos habitados e a comunicabilidade dos espíritos.
Nesse contexto é que nos deparamos com a mediunidade, até então somente faculdade inerente ao homem, embora com objetivos elevados, agora, também, com paradigmas de utilidade e instrumental de redenção espiritual programado para o serviço do amor e do esclarecimento da criatura humana e, pois, conseqüentemente, da humanidade.
Fora da orientação espírita, a mediunidade fica fadada a práticas que se darão quase sempre ao sabor das concepções filosóficas desse ou daquele, segundo pontos de vista pessoais, dificilmente conseguindo escapar das enxertias folclóricas e da valorização exagerada dos fenômenos mediúnicos. Ressalte-se que não afirmamos sua desorientação total, até porque há práticas respeitáveis levadas a efeito por outras doutrinas espiritualistas.
No entanto, há que se considerar que "o Espiritismo se abre como diáfana claridade, albergando sob sua luz a todos os que na mediunidade encontraram a motivação para se fazerem úteis à Vida, avançando para Deus."2
O Espiritismo veio tirar a mediunidade do seio do extraordinário e do fantástico, onde somente o fenômeno em si mesmo interessa, dando-lhe conotação acertada de que ele, o fenômeno mediúnico, é apenas meio; a sua finalidade é a estrada da redenção.
Razão pela qual, continua ensinando Camilo (livro citado em nota de rodapé, cap. 5), o fenômeno mediúnico não deve estar dissociado dos anelos de renovação e progresso de cada indivíduo.
Para que não pairassem dúvidas entre os adeptos estudiosos da veneranda Doutrina, Allan Kardec editou O Livro dos Médiuns ou Guia dos Médiuns e Evocadores, no qual não fez qualquer concessão às crendices nem aos atavismos antropológicos ou sócio-religioso-culturais, antes e então vigentes.
"Toda a obra é um tratado sério, realizado por um estudioso consciente, que arrancou do obscurantismo e da degradação, do misticismo e dos privilégios, a mediunidade – que é uma faculdade neutra em si mesma – e as manifestações espirituais, estabelecendo regras, mediante as quais se podem colimar resultados práticos e úteis para um comportamento equilibrado e a coleta de resultados opimos, no exercício dessas funções de ordem paranormal e suas manifestações extrafísicas."3
A grandeza exponencial do Espiritismo e a nobreza da mediunidade espírita não comportam arranjos nem concessões desfigurativas de seus postulados graníticos.
Assim, o Movimento Espírita não pode aceitar a Apometria e a Projeciologia no seu meio, por não serem práticas espíritas. O fato de se lidar com o espírito, não caracteriza tal lida como espírita. Cada um que busque seu lugar ao sol, sem misturar-se.
Aqueles que não conseguem visualizar a clareza da orientação espírita e a fortaleza de suas propostas, se bem aplicadas e vivenciadas, para o alcance da saúde integral do ser, realmente estão precisando deixar as hostes do Movimento Espírita e buscar outros rumos para seus anseios.
Aos espíritas basta o Espiritismo!
(JORNAL MUNDO ESPÍRITA DE JULHO DE 1999)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SUBTENENTE PM DA RESERVA REMUNERADA DA GLORIOSA E AMADA POLÍCIA MILITAR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE. PASSEI POR TODAS AS GRADUAÇÕES DA PM, DESDE SOLDADO ATÉ SUBTENENTE. DURANTE MEUS 30 ANOS DE ESTADO EFETIVO TRABALHEI EM 18 CIDADES, EXERCI AS FUNÇÕES DE COMANDANTE DE DESTACAMENTO, COMANDANTE DE PELOTÃO, TESOUREIRO, DELEGADO DE POLÍCIA NOS MUNICÍPIOS DE APODI, DR. SEVERIANO, FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO, TENENTE ANANIAS, MARCELINO VIEIRA E SEVERIANO MELO.NOS DESTACAMENTOS, PELOTÕES E COMPANHIAS SEMPRE EXERCI A FUNÇÃO NA BOROCRACIA, DAÍ APRENDI A ELABORAR TODOS OS TIPOS DE DOCUMENTOS POLICIAIS MILITARES; COMO DELEGADO DE POLÍCIA E ESCRIVÃO DE POLÍCIA INSTAUREI MAIS DE 300 INQUÉRITOS POLICIAIS, ALÉM DE TER SIDO ESCRIVÃO EM VÁRIOS INQUÉRITOS POLICIAIS MILITARES, INQUÉRITOS TÉCNICOS E SINDICÂNCIA, ASSIM SENDO, APRENDI A INSTAURAR QUAISQUER PROCEDIMENTOS INVESTIGATIVOS POLICIAIS MILITARES. PORTANTO, NA MEDIADA DO POSSIVEL VOU LEVAR MEU CONHECIMENTO ATÉ VOCÊ, ATUAIS E FUTUROS POLICIAIS MILITARES, AGENTES DE POLÍCIA, ESCRIVÃO DE POLÍCIA E BACHAREIS. CONFIRA...

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RN, COM 8 BLOGS E 460 LINKS